Avançar para o conteúdo

Eduardo Patriarca

Apresentação

Eduardo Luís Patriarca nasceu em 1970 na cidade do Porto. Começou os seus estudos musicais em 1974, no Colégio de Nossa Senhora da Esperança, em piano.

Em 1985 ingressa no Curso de Música Silva Monteiro, onde conclui o Curso Complementar de Piano com Sofia Matos. Estuda ainda com Joaquim Marques da Silva, História da Música e com Fernando C. Lapa, Análise e Técnicas de Composição.

Em 1990 é admitido no Curso Superior de Composição na Escola Superior de Música do Porto, estudando com Cândido Lima, Filipe Pires, Amílcar Vasques Dias e António Pinho Vargas.

Nota Biográfica

Eduardo Luís Patriarca nasceu em 1970 na cidade do Porto. Começou os seus estudos musicais em 1974, no Colégio de Nossa Senhora da Esperança, em piano. Em 1985 ingressa no Curso de Música Silva Monteiro, onde conclui o Curso Complementar de Piano com Sofia Matos. Estuda ainda com Joaquim Marques da Silva, História da Música e com Fernando C. Lapa, Análise e Técnicas de Composição. Em 1990 é admitido no Curso Superior de Composição na Escola Superior de Música do Porto, estudando com Cândido Lima, Filipe Pires, Amílcar Vasques Dias e António Pinho Vargas. Nas restantes áreas teve como professores Álvaro Salazar, Günther Arglebe, Miguel Ribeiro Pereira e José Luís Borges Coelho. Mais tarde, na Escola Superior de Música de Lisboa estuda com António Pinho Vargas e Christopher Bochmann. Durante estes anos foi aluno de Jorge Peixinho (como aluno particular e frequentando os Curso de Aperfeiçoamento de Vila do Conde e o Curso de Formação para professores do GETAP), frequentou seminários de Emmanuel Nunes na Fundação Calouste Gulbenkian, e seminários de Wilfred Jenstchz, Gherard Staebler, António Sousa Dias, Leo Brouwer e Philippe Hurel. Como professor leccionou em Pedrosos, Espinho, Maia, Mirandela e Póvoa do Varzim. Desde 1991 lecciona na Academia de Música de S. Pio X de Vila do Conde. As suas obras têm sido tocadas com regularidade em vários locais de Portugal, bem como no estrangeiro. Algumas das suas obras encontram-se gravadas por músicos como Duo Porquoi Pas, Nuno Aroso, Síntese, Quarteto de Cordas de Matosinhos, etc. Tem participado como convidado e com obras encomendadas no Festival Síntese da Guarda, onde estreou em 2009 “Fractal Points” para piano e ensemble, pelo grupo Síntese e tendo como solista o pianista Fausto Neves. Foi, desde 2004 até à ultima edição, júri do Concurso “Marília Rocha”, classe de piano. Em 2006, participa como conferencista do Encontro “Matemática e Música” co-organizado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Casa da Música. Aí apresenta uma conferência sobre fractais e música espectral. Em 2008 ingressa no Mestrado em Composição, sob orientação de Isabel Soveral na Universidade de Aveiro. Salientam-se as encomendas e execuções de “Ensō” pela Harmos Festival Orchestra, “Ixchel” pela guitarrista Margarita Escarpa e “Zazen” pelo percussionista Nuno Aroso, “Processione” pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos, “Auat 4” pelo flautista Nuno Inácio e o pianista Paulo Pacheco, “Auat 1” pelo pianista Raul da Costa e “Canções de Lemúria” pela soprano Marina Pacheco e a pianista Olga Amaro Em Agosto de 2012 foi participou com conferencia sobre a sua obra no Encontro Temp’ora, Bordeaux 2012.