Bichinho da Música

O Bichinho da Música tem por objetivo primordial fazer despertar nos mais novos o gosto para a música. Durante uma semana, os alunos do Conservatório de Música de Vila do Conde, pertencentes aos níveis pré-escolar, 1º e 2º ciclo, realizam uma série de concertos didáticos, apresentando aos seus colegas todas as classes instrumentais que laboram diariamente no Centro Municipal de Juventude.

Concertos Didáticos

Durante uma semana, “O Bichinho da Música” faz a mala e viaja até às escolas dos diferentes agrupamentos e freguesias do Concelho de Vila do Conde. E também recebe em “sua casa”, ou seja no Centro Municipal de Juventude, os alunos de escolas e jardins de infância pertencentes aos agrupamentos do centro concelhio.

A semana termina com um concerto numa das freguesias do Concelho, onde o espaço performativo é alargado às classes de conjunto do Conservatório, nas suas vertentes coral e instrumental.

Complemento Educativo

O Complemento Educativo é um projeto que pretende fomentar, desde tenra idade, o gosto pela aprendizagem musical, alertando para as vantagens do desenvolvimento cognitivo e emocional que lhe são inerentes.

Nesse sentido, uma equipa pedagógica do Conservatório de Música de Vila do Conde desloca-se aos Jardins de Infância do Concelho de Vila do Conde, com a missão de realizar atividades com as crianças, promovendo o contacto direto com a experimentação do som.

Projeto de Musicalização

Com o objetivo de promover a expressão musical, no contexto educativo dos alunos do nosso Concelho, o Projeto de Musicalização Interventiva disponibilizará, anualmente, e com carácter rotativo, a uma das comunidades educativas do Concelho de Vila do Conde.

Este projeto consiste numa visita semanal por dois docentes do Conservatório, que ministram a formação aos alunos. O projeto termina com a apresentação do trabalho elaborado pelos alunos, inserido no Megaconcerto “O Bichinho da Música”.

Cartazes