Profilar

O projeto Profilar

Com o objetivo de promover e democratizar o acesso ao ensino da música, criamos o PROFILAR – Projeto Filarmónico de Vila do Conde.

Trata-se de uma aposta cultural da Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde (ADAPVC), constituída por três projetos de intervenção na área da música junto da comunidade: Escola de Canto, Escola de Sopros e Escola de Cordas Friccionadas.​

A direção pedagógica e artística deste projeto é assegurada pelo Conservatório de Música de Vila do Conde.

Os nossos objetivos

O principal objetivo do PROFILAR é a promoção e a democratização do acesso ao ensino da música, tendo em vista a criação de público e de “viveiros” musicais.

Acreditamos que, no futuro, esta ação contribuirá para a existência de um ambiente musical rico em todo o Concelho de Vila do Conde. 

É também objetivo deste projeto, promover no Concelho de Vila do Conde a criação de um Coro adulto e de um Coro infantil, de uma Orquestra de Sopros (Banda Filarmónica), de uma Orquestra de Cordas e de uma Orquestra Filarmónica.

As Escolas Profilar

Escola de Sopros

Iniciado em janeiro de 2017, o projeto Escola de Sopros tem como objetivo promover a implementação, em larga escala, do ensino de instrumentos de sopro (Instrumental Class Band).

Escola de Cordas

Iniciado em novembro de 2017, a Escola de Cordas tem como objetivo promover a implementação do ensino de instrumentos corda friccionada (Violino, Viola d’Arco e Violoncelo).

Escola de Canto

Iniciado em outubro de 2015, a Escola de Canto tem como objetivo promover a prática coral, dotando, paralelamente, os seus intervenientes de uma adequada técnica vocal.