
O projeto PROFILAR
Com o objetivo de promover e democratizar o acesso ao ensino de música, criamos o PROFILAR – Projeto Filarmónico de Vila do Conde.
Trata-se de uma aposta cultural da Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde (ADAPVC), constituída por quatro projetos de intervenção na área da música junto da comunidade: Escola de Canto, Escola de Sopros , Escola de Cordas Friccionadas e actualmente Escola de Rock.
A direção pedagógica e artística deste projeto é assegurada pelo Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde.
Os nossos objetivos
O principal objetivo do PROFILAR é a promoção e a democratização do acesso ao ensino de música, tendo em vista a criação de público e de “viveiros” musicais.
Acreditamos que, no futuro, esta ação contribuirá para a existência de um ambiente musical rico em todo o concelho de Vila do Conde.
É também objetivo deste projeto, promover no concelho de Vila do Conde a criação de um Coro adulto e de um Coro infantil, de uma Orquestra de Sopros (Banda Filarmónica), de uma Orquestra de Cordas e de uma Orquestra Filarmónica.

As 4 Escolas PROFILAR
Escola de Sopros
Iniciado em janeiro de 2017, o projeto Escola de Sopros tem como objetivo promover a implementação, em larga escala, do ensino de instrumentos de sopro (Instrumental Class Band).
Escola de Cordas
Iniciado em novembro de 2017, a Escola de Cordas tem como objetivo promover a implementação do ensino de instrumentos corda friccionada (Violino, Viola d’Arco e Violoncelo).
Escola de Canto
Iniciado em outubro de 2015, a Escola de Canto tem como objetivo promover a prática coral, dotando, paralelamente, os seus intervenientes de uma adequada técnica vocal.