Avançar para o conteúdo

Nuno Oliveira

Apresentação

Nasceu no Porto em 1976. Iniciou os seus estudos musicais no ano de 1985 a nível particular com a professora Carolina Teixeira.

Em 1987, ingressa na Academia de Música de S. Pio X na classe da professora Fátima Abreu.

Apresentou-se com regularidade nas várias actividades artísticas realizadas pela Academia de Música de S. Pio X em Vila do Conde, Esposende, Paredes, Vila Real, Porto, Aveiro, Tulle (França) e Hannover (Alemanha).

Ingressa na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1994/95.

É Licenciado em Instrumento – Piano pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, pós-graduado em Estudos da Criança pela Universidade do Minho e Mestre em Ensino de Música pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo.

Nota Biográfica

Iniciou os seus estudos musicais no ano de 1985 com a professora Carolina Teixeira.
Em 1987, ingressa na Academia de Música de S. Pio X na classe da professora Fátima Abreu.
Durante a sua formação foi também aluno de Fátima Travanca, Helena Galante, Marco Oliveira e termina o curso complementar de Piano com a professora Joaquina Tauber em 1995.
Apresentou-se com regularidade nas várias actividades artísticas realizadas pela Academia de Música de S. Pio X em Vila do Conde, Esposende, Paredes, Vila Real, Porto, Aveiro, Tulle (França) e Hannover (Alemanha).

Ingressa na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1994/95 onde frequenta o Curso de Engenharia Mecânica durante 3 anos.

Em 1997, participa como executante na 2ª Semana Internacional de Óbidos trabalhando com os professores Manuela Gouveia e Pierre Reach.
Ingressa no mesmo ano na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto na classe da professora Sofia Lourenço.
Frequentou seminários como executante com Liliam Lim, Miguel Henriques, Vitaly Margulis, Miguel Henriques, Sofia Lourenço, António Pujol, Markus Groh, Tânia Achot e Helena Sá e Costa.
Em 2000, ingressa na Hochschule fur Musik und Theather em Hannover, Alemanha para frequentar o “Wintersemmester” ao abrigo do programa Erasmus/Sócrates com o professor Markus Groh.
Participou, como pianista convidado, no trabalho musical gravado em CD do compositor Énio Ramalho numa homenagem feita pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Termina a Licenciatura em Instrumento/Piano da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo na classe da professora Luísa Tender.

Em 2003, depois de terminar os seus estudos em Música, ingressa na Licenciatura em Arquitetura na Universidade Lusíada-Porto.

É agente de seguros dos ramos vida e não vida do ISP.

Ingressa no Mestrado em Estudos da Criança em 2005/06 na Universidade do Minho e conclui a Pós-Graduação em Estudos da Criança nesta Universidade no ano de 2006.
Possui qualificação profissional desde 2009 nos grupos 610 Música, sub-grupo M17 – piano, e, desde 2013 no grupo 250 – Educação Musical.

É mestre em Ensino de Música pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo/ Escola Superior de Educação do IPP com a tese publicada “A familiaridade tímbrica do instrumento como estratégia pedagógica para o desenvolvimento da acuidade auditiva “ , em 2017.

Foi-lhe atribuída uma bolsa de estudo por mérito IPP/Santander Totta no ano letivo 2016/2017.

Como docente, leccionou na Academia de Música Valentim Moreira de Sá em Guimarães, Real Filarmonia de Vila Real, Academia de Música de Paredes, Academia de Música de Barcelos e no Colégio Nossa Senhora do Rosário no Porto. Desde 1999, lecciona na Academia de Música de S. Pio X em Vila do Conde, atual Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde exercendo também o cargo de pianista acompanhador.

Durante o ano lectivo 2006/07 coordenou as comemorações dos 25 anos da Academia de Música S. Pio X de Vila do Conde “de 81 a dois mil e seis“ – 25 anos de música em Vila do Conde. Leccionou desde o ano letivo 2008/09 até 2015/2016 no Conservatório de Música de Barcelos. É co-autor e foi coordenador geral do Concurso Nacional de Piano “Pequenos Galinhos” de Barcelos, evento que comemorou em 2022, a sua 12º edição.


Foi formador no Curso Profissional de Música – Teclas na Escola Secundária Rocha Peixoto na Póvoa de Varzim nos anos letivos 2015/16 e 2016/17.


É co-coordenador artístico da rúbrica “Sextas às Sete”, concertos por músicos profissionais desde 2015, do CAMus – Cursos de Aperfeiçoamento Musical em Vila do Conde e da S.I.M.E. – Semana Internacional da Música Erudita desde 2013 e do “PRÉMIO PEQUENOS MÚSICOS”, iniciado em 2020.

Vários alunos seus têm sido premiados por diversas vezes em concursos nacionais e internacionais dedicados para jovens músicos.

Atualmente é professor de piano, coordenador do Departamento de Teclas e pianista acompanhador no Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde.


Integra a Direção Pedagógica do Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde desde agosto de 2013.