Avançar para o conteúdo

Projeto de Musicalização

Com o objetivo de promover a expressão musical, no contexto educativo dos alunos do nosso Concelho, o Conservatório de Música de Vila do Conde elaborou um Projeto de Musicalização que disponibilizará, anualmente, e com carácter rotativo, a uma das comunidades educativas do Concelho de Vila do Conde. 

Na edição passada, a escolhida foi a freguesia de Junqueira, mas nesta edição o Bichinho rumou à Freguesia de Retorta onde foram desenvolvidos trabalhos no seu Centro Educativo, depois de estabelecida uma parceria com a União de Freguesias de Retorta e Tougues e o Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches.

Este projeto, integrado na atividade “O Bichinho da Música”, consiste numa visita semanal à comunidade educativa por dois docentes do Conservatório, que ministram a formação aos alunos, em sessões de 60 minutos. O projeto termina com a apresentação do trabalho elaborado pelos alunos, inserido no Megaconcerto “O Bichinho da Música”, a realizar na sexta-feira anterior ao domingo de Carnaval. ( 25 de fevereiro)

Neste concerto serão também atribuídos os prémios aos melhores desenhos do “Bichinho da Música”, que pelo quarto ano podem contar com a colaboração dos encarregados de educação, e que premiará a criatividade plástica dos alunos destas classes de iniciação.

Trata-se de um exemplo de descentralização, que promove o acesso a um ensino musical de qualidade a crianças que habitam fora da sede do Concelho.