Avançar para o conteúdo

Pedro Barros e Silva

Apresentação

Nasceu na Póvoa de Varzim em 1973. Em 1996 ingressou na Escola Municipal da Póvoa de Varzim onde passa a integrar a  classe de Guitarra clássica do Professor Artur Caldeira.

No ano seguinte é admitido no Conservatório de Música no Porto sob a orientação do mesmo Professor. Em 1998 funda o Guitarras Ensemble, orquestra de treze guitarras dirigida pelo Prof. Artur Caldeira.

Em 2000 ingressa na E.S.M.A.E. (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo), do Instituto Politécnico do Porto.

Nota Biográfica

Nasceu na Póvoa de Varzim em 1973. Em 1996 ingressou na Escola Municipal da Póvoa de Varzim onde passa a integrar a classe de Guitarra clássica do Professor Artur Caldeira. No ano seguinte é admitido no Conservatório de Música no Porto sob a orientação do mesmo Professor. Em 1998 funda o Guitarras Ensemble, orquestra de treze guitarras dirigida pelo Prof. Artur Caldeira. Em 2000 ingressa na E.S.M.A.E. (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo), do Instituto Politécnico do Porto. Concluiu a licenciatura em 2005 tendo sido agraciado com o prémio da Fundação Dr. Eng. António de Almeida, galardão atribuído ao aluno com melhor média do curso. Durante a sua formação, tem ainda participado em Cursos de Aperfeiçoamento e Interpretação Musical no Conservatório de Música do Porto e nos Cursos de Música de Silva Monteiro com o Professor José Pina, e Masterclasses com os Profs. Alberto Ponce, Artur Caldeira e Gunnar Sputj. É elemento fundador do Trio de Guitarras Trissonância que conta com algumas das suas composições originais para esta formação. Paralelamente ao seu percurso académico veio integrando diversos projetos de música ligeira que o levaram a realizar inúmeras gravações e atuar em todo o Portugal Continental, ilhas, Espanha, Alemanha, França e Inglaterra. Em 2014 editou o CD de estreia dos Sketch, projeto no qual desempenha as funções de compositor, guitarrista, arranjador e produtor. É docente das disciplinas de Guitarra e Classe de Conjunto na Escola de Música de Esposende e no Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde.