Avançar para o conteúdo

Sérgio Gonçalves

Apresentação

Iniciou o estudo da guitarra de forma autodidata, tendo posteriormente ingressado na Escola de Música Valentim de Carvalho da mesma cidade.

Em 1999, é admitido no Conservatório de Música do Porto onde estudou com os professores Paula Marques e Paulo Peres.

Em 2003, é admitido na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, na classe do Prof. José Pina, onde se licenciou em 2007. Nesse mesmo ano estuda com o Prof. Federico Zigante, no Conservatorio di Musica Giuseppe Tartini em Triste (Itália), ao abrigo do programa Erasmus.

Nota Biográfica

Natural do Porto, iniciou o estudo da guitarra de forma autodidata, tendo posteriormente ingressado na Escola de Música Valentim de Carvalho da mesma cidade. Em 1999, é admitido no Conservatório de Música do Porto onde estudou com os professores Paula Marques e Paulo Peres, tendo finalizado o 8º grau de guitarra com 18 valores. Em 2003, é admitido na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, na classe do Prof. José Pina, onde se licenciou em 2007. Nesse mesmo ano estuda com o Prof. Federico Zigante, no Conservatorio di Musica Giuseppe Tartini em Triste (Itália), ao abrigo do programa Erasmus. Em 2013 finaliza o Mestrado em Ensino de Música pela Universidade do Minho, tendo apresentando a sua tese baseada em improvisação aplicada ao estudo do instrumento. Participou em masterclasses com guitarristas como Alberto Ponce, Paul Galbraith, Benjamin Verdery, José Pina, Gunnar Spjuth e Julius Kurauskas. Apresentou-se em público, a solo e integrando grupos de música de câmara, em locais como o Casa da Música e Teatro Carlos Alberto (Porto), Mosteiro dos Jerónimos e Palácio Galveias (Lisboa), Museu Nacional de Machado de Castro (Coimbra), Museu Alberto Sampaio (Guimarães), entre outros. Paralelamente, como instrumentista e como produtor musical, tem vindo a desenvolver projetos ligados ao teatro, em conjunto com associações como a Associação Teatro Reator – Centro de Investigação Teatral, Associação Cultural “Despe-te-que-suas” e a Associação Cultural Corda Bamba, tendo participado em Festivais como Festival “HáMares” – 1º Festival Lusófono de Teatro Intimista, 1º Festival Internacional de Circo e Teatro de Rua e “Centenário100Marés”. A sua atividade pedagógica desenvolve-se neste momento entre o Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde e a Escola de Música de Leça da Palmeira, tendo já passado por instituições como a Academia de Música de Viana do Castelo – Conservatório Regional do Alto-Minho e o Conservatório Regional de Ponta Delgada.